Thursday, March 17, 2005

Responsabilidade Social na Empresas

Um dos maiores dilemas éticos que envolvem as relações entre comunicação e responsabilidade social corporativa (RSC) diz respeito à verdadeira motivação que move as empresas na direção da responsabilidade social. Os casos de empresas interessadas unicamente em obter ganhos de imagem talvez cresçam na mesma proporção em que avança o movimento pela RSC. Cabe aos profissionais de comunicação estarem atentos ao assunto, pois ela envolve a própria reputação da atividade e de seus praticantes.
É necessário criar alternativas que instrumentalizem os profissionais de comunicação para lidar com este dilema no mundo corporativo. A proposta básica é tentar inverter a equação: ao invés de utilizar a responsabilidade social para a geração de resultados de comunicação, à idéia é utilizar a comunicação, suas ferramentas e processos, para dinamizar as práticas de responsabilidade social.

A responsabilidade social corporativa diz respeito à atitude da empresa perante a sociedade, o meio ambiente e os funcionários. Portanto, a responsabilidade social não existe por si só. Ela não apenas pressupõe a existência do outro, mas também regula as relações entre a empresa e os seus públicos. É necessário haver uma atitude de diálogo, de interlocução, e, portanto de comunicação. Por isso é válida a máxima de que não basta à empresa ser socialmente responsável. Ela tem que parecer ser. Portanto, não existe responsabilidade social sem percepção de responsabilidade social. Como não existe percepção sem comunicação, pode-se concluir que, sem comunicação, a responsabilidade social não se realiza de modo efetivo. Portanto, existe uma relação de interdependência e interpenetração entre a RSC e a Comunicação.

O interesse não é mover apenas pessoas físicas, tornando-as compromissadas com o voluntariado, mas sim domar as empresas para que elas possam usar de seus atributos econômicos, políticos e sociais em prol da melhoria da qualidade de vida dos que precisam.

Portanto você que é dono de alguma empresa seja ela micro, pequena, média ou grande, fique atento ao assunto RSC, que vem ao longo dos anos ganhando respeito e credibilidade perante toda a sociedade empresarial e consumidores. Afinal de contas uma empresa que mantém uma preocupação com o bem estar de seus funcionários e suas respectivas famílias, que promove educação, cultura e apoio à comunidade em que está inserida, só tende a ganhar a confiança de seus consumidores e a consolidação de uma marca forte atraindo de forma massiva o olhar dos que a compõe.

Pensem nisso. Voluntariado é um trabalho de todos, para todos. secuidem


****Para maiores informações sobre o asunto RESPONSABILIDDE SOCIAL NAS EMPRESAS, consultem o site www.ethos.org.br

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