Wednesday, October 07, 2009

FÁCIL

Nos últimos oito meses a China plantou 6,1 bilhões de árvores, sendo que 2,6 bilhões foram doados à Campanha 1 Bilhão de Árvores. Com o anúncio desses 2,6 bilhões de árvores adicionais, o total de árvores plantadas para a Campanha alcançou 7,3 bilhões no dia 21 de setembro. O governo plantou 260 espécies diferentes de árvores em onze províncias da China, desde a Mongólia Interior até Jianqxi e de Yunnan a Sichuan.
O anúncio foi feito em Nova York, em 21 de setembro, em uma conferência de imprensa com a presença de autoridades, inclusive os Patronos da Campanha, Wangari Maathai e o Príncipe Alberto II de Mônaco, o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, Jia Zhibang, o Ministro da Administração Estatal Florestal da China e Mohamed Nasheed, Presidente das Maldivas. O anúncio coincidiu com a Semana Global do Clima, um evento lançado para mobilizar ações globais de massa em torno do evento de alto-nível da ONU sobre mudança do clima - inclusive o Movimento Global de Arborização no dia 19 de setembro, quando pessoas foram encorajadas a plantar árvores em todos os cantos do planeta.
Uma série de outros países ao redor do mundo tem plantado números impressionantes de árvores desde o lançamento da Campanha. Os países que plantaram mais de cem milhões de árvores incluem a Etiópia (1,4 bilhões), a Turquia (711 bilhões) e o México (537 milhões) bem como o Quênia, Cuba e Indonésia.
Além de levar os governos a tomar medidas concretas para reflorestar suas terras, a Campanha 1 Bilhão de Árvores logrou catalisar o plantio de árvores em todos os níveis da sociedade, reunindo iniciativas criativas, originais e pioneiras em todo o mundo.
Para dar apenas alguns exemplos, a Iniciativa Replante Nova Orleans patrocinou o plantio de árvores frutíferas para trazer um novo sopro de vida à comunidade que enfrentava as conseqüências do Furacão Katrina em 2005; a Campanha Soweto Verde está transformando regiões de tempestade de areia em avenidas de árvores em Soweto, na esteira das preparações para a Copa do Mundo FIFA em 2010; e Felix Finkbeiner, de onze anos, está liderando uma campanha ambiciosa de plantar 1 milhão de árvores até dezembro de 2009, cuja meta ele já alcançou metade até esta data.
As vantagens econômicas da arborização são ilustradas de maneira contundente pela Iniciativa Regional de Reflorestamento dos Apalaches. Além de estar perto de completar o plantio de 38 milhões de árvores na região dos Apalaches, a organização norte-americana também elaborou uma proposta de empregos verdes para a arborização a fim de estimular a economia da região e aproveitar os benefícios ecológicos de um esforço regional de reflorestamento.
Ademais, a Campanha mobilizou grupos e indivíduos em áreas de pós-conflito ao redor do mundo, trazendo sementes de esperança a comunidades no Afeganistão, Bósnia e Herzegovinia, Iraque, Libéria e Somália, entre outros.
O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados plantou 9 milhões de árvores em campos de refugiados e seus arredores em todo o mundo, ajudando a plantar milhares de acres de árvores na Ásia e na África desde os anos noventa.
Os Departamentos de Missões de Paz (DPKO, sigla em inglês) e de Apoio Logístico (DFS, sigla em inglês) também participaram da Campanha, sendo que treze missões das Forças de Paz prometeram plantar 117.848 árvores. Dessas, 33.184 árvores já foram plantadas em diversos países com missões de paz. A Campanha, que estimula o plantio de árvores indígenas adequadas aos ambientes locais, tem sido testemunha não só da participação e do entusiasmo dos funcionários da ONU, mas também das comunidades locais nas diferentes áreas de operação.
O setor privado tem se tornado um ator-chave na campanha global, responsável por quase 15 por cento de todas as árvores plantadas. Empresas multinacionais - da Accor à Bayer, da Toyota à Coca-Cola da África Central e Oriental e a Yves Rocher têm sido participantes ativos, junto com centenas de empresas de médio e pequeno porte em todo o mundo.
O apelo universal da Campanha fica claro a partir de seu sucesso em redes sociais; cerca de 4.000 blogs adotaram a causa já no início da Campanha.
Demonstrando a verdade de seu lema "Toda árvore conta e contamos todas as árvores", o sucesso fenomenal da Campanha 1 Bilhão de Árvores é um resultado da participação de pessoas de todas as condições sociais e de todos os cantos do planeta.

Parabéns a todos os voluntários que fizeram a sua parte!!!

No comments: